quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Miss Brasília 1967 (Distrito Federal)















Miss Brasília Mundo/Universo 1967
Data: 11 de junho de 1966
Local: Teatro Nacional de Brasília - DF
Número de Candidatas: 18
Resultados:
1º - Miss Clube Área Alfa – Anísia Gasparina da Fonseca - 4º– lugar no Miss Brasil 1967.É mineira de Patos de Minas, loura de olhos amarelos. Tem 20 anos, 1,72m, 60kg, 92-62-92.
2º - Miss Solar dos Estados – Mary Pinto Borba É mineira.
3º - Miss Clube Monte Líbano – Divonice Inês Ramos É paulista.
4º - Miss Kennel Clube – Flora Macuperê Coelho da Mota Cabral É paranaense.
5º - Miss Grêmio Recreativo Taguatinga – Suely Rodrigues da SilvaÉ paulista
6º - Miss SODESO - Sociedade Desportiva Sobradiense – Walquíria Dunguel
7º - Miss União Árabe-Brasileira – Tânia Marina de Carvalho
Demais Candidatas: Sem ordem de classificação
8 – Miss Associação S. Departamento da Polícia Federal – Maria Josenaide Moreira de Castro
9 – Miss Automóvel Clube – Carla Backx
10 – Miss Clube dos 200 – Maria Rosa de Faria
11 – Miss C. A. Colombo – Rosalva Teixeira de Souza
12 – Miss Colonial Country Clube – Maria Cheffer
13 – Miss Colégio do Gama – Dalma Martins da Conceição
14 – Miss Faculdade de Direito de Brasília – Marly Aparecida Rodrigues Foi 4º lugar no Miss Brasília 1966
15 – Miss Jóquei Clube – Vera Márcia Ferreira
16 – Miss Planaltina – Lúcia Salgado Correa da Silva
17 – Miss U. E. C. do Gama – Maria Divina de Souza
18 – Miss Unidade de Vizinhança Asa Norte – Lina Tereza Marina Ribeiro e Silva
#A revista Manchete nº 793 de 1 de julho de 1967 fez uma reportagem sobre Anísia, intitulada "Pobre Menina Miss", onde conta que Anísia foi empregada doméstica e que cozinhava muito bem. Sua mãe, Dona Raimunda, era lavadeira e a família morava num barraco de zinco na cidade satélite de Taguatinga. Anísia era arrimo de família. Houve um concurso com nove candidatas para a eleição da Miss Clube Área Alfa, que congregava oficiais e praças da marinha de guerra.
#Na edição seguinte da revista Manchete, a de número 794 de 8 de julho de 1967, faria outra matéria com Anísia, desta vez noticiando que ela havia ganho uma "casinha" dada pelo Prefeito de Brasília, no Setor J de Taguatinga. Diz que ela trabalhava como vendedora na Loja Bagdá e já havia ganho um outro emprego no Departamento de Turismo da capital.
#Anísia partiu para o Rio de Janeiro como favorita ao título de Miss Brasil 1967.
#A revista O Cruzeiro nº 42 de 15 de julho de 1967 começava assim: “A torcida do Maracanãzinho era de Miss Brasília, a beleza doméstica de Anise (Anísia) Fonseca, mistura de miss e tema social....O júri julgou acima das vaias, colocando a bela e simples representante do Planalto em 4º lugar.” Texto de Ubiratan de Lemos.
#A revista Fatos e Fotos nº 337 de 15 de julho de 1967, dizia: "Se a opinião do público valesse mais que a do júri, Miss Brasília teria sido eleita a rainha da beleza."
#O jornal O Globo de 3 de julho de 1967, noticiava: “Miss Brasília foi sempre a mais nervosa, entrando no palco sob efeito de calmantes. Pouco antes de desfilar irritou-se com o penteado, mas tudo ficou atribuído ao seu nervosismo diante do público.” Diz ainda que nos bastidores as outras misses torciam para Miss São Paulo e que deram um “gelo” em Miss Brasília.
#Paulo Max entrevistou as misses que se classificaram entre as oito semifinalistas, para Miss Brasília, perguntou:- Se lhe fosse permitido fazer três pedidos ao Presidente da República, que coisas pediria?- Pediria uma casa para minha mãe morar, conforto para meus irmãozinhos e um emprego para mim. Fonte: Jornal O Globo de 3.7.1967 e Revista "O Cruzeiro" nº 48 de 26 de agosto de 1967.
Anísia realmente ganhou a sua tão sonhada casa.
#O traje típico de Anísia chamava-se “Flores do Planalto”. Fonte: Jornal O Globo de 3.7.1967
#Casou-se na cidade de Goiânia, na Igreja Memorial Batista, em 1968, com o fazendeiro goiano, Waldomiro Carneiro. Fonte: Revista Manchete nº 849 de 27 de julho de 1968.
#Anísia mora ainda em Brasília e é empresária de moda, sendo proprietária da "Donna Boutique do Fasion Mall"- Fonte: Revista Êxito Ano 1 Número 1 de abril de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário